24 de abril de 2011

Jogar vídeo game ajuda a emagrecer



A reportagem que trazemos para o nosso blog deve ser do interesse de muitos dos nossos leitores que têm filhos ou netos. Explicamos por experiência própria. Desde os três anos de idade, nosso neto, mostrou um interesse incomum pelos jogos eletrônicos. Passar horas jogando, ao invés de realizar atividades físicas que outrora os adultos praticávam nas brincadeiras comuns para a época, sempre nos preocupou. A reportagem traz informações que, apesar de não serem conclusivas, já é um grande alento. Vamos a ela.

Os jogos eletrônicos podem ser ótimos aliados para gastar calorias e melhorar o condicionamento físico.

Esta é uma frase que todo adolescente gostaria de escutar e seus pais também. Pensando nisso, cientistas do Departamento de Cinésiologia e Saúde da Universidade de Luisiania nos Estados Unidos pesquisaram o efeito metabólico no organismo de adultos jovens que participaram de duas sessões de jogos em vídeo game. Esta pesquisa foi publicada no The Journal of Strength and Conditioning Research em Março deste ano.

As sessões de jogos foram realizadas no Wii Fit da Nintendo com os jogos Aerobic e Hula Games. Os resultados mostraram que houve uma demanda energética nas sessões equivalente ao de uma atividade física de alta intensidade (ex. corrida) nos níveis intermediários dos respectivos jogos. Nos níveis avançados os parâmetros metabólicos foram mais altos ainda.

De acordo com os resultados obtidos neste experimento, podemos concluir que o uso deste tipo de plataforma eletrônica pode contribuir com o gasto calórico promovendo emagrecimento e melhora no condicionamento físico.

Importante salientar que estas alterações metabólicas foram geradas por estímulos de determinados jogos de um modelo específico de vídeo game. Não podemos generalizar os resultados. Também cabe salientar que a prática de atividade física não tem apenas a intenção de promover a queima de gordura. Fatores sócios- culturais devem ser levados em consideração. Estimular as crianças a substituir uma aula de futebol com os amigos, por exemplo, para ficar em frente ao jogo eletrônico pode gerar adultos com problemas de socialização (mas isso é um assunto que nossa psicóloga Dr. Carla pode falar melhor).

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....